sábado, 20 de junho de 2009

Go on, just relax!

"O que pode fazer você feliz? Você sabe o que é ser feliz? Algumas pessoas sabem, mas muitas outras não, mesmo tendo tudo para não se preocuparem. Estas últimas são os chamados genericamente de “depressivos”. Tudo pode dar certo na vida dessas pessoas, mas elas não conseguem curtir o êxito, elas estão sempre prá baixo, sempre “de baixo astral”. Porém, não temos que fechar os olhos para a ciência de nosso tempo. Desse modo, se temos alguma angústia, dor íntima, síndrome do pânico, tristeza aguda infundada, perda de sentido da vida, sono em demasia, alterações de humor que vão da euforia à depressão ou, simplesmente, "ampliamos demais os problemas e nos tornamos monotemáticos", tudo isso indica que devemos procurar um bom clínico e alguma medicação urgente que nos ajude a superar. Tudo isso é do âmbito prático! Não adianta buscar respostas, insistentemente, onde elas nunca estão... "vire páginas"!
Mas há pessoas que não gostam simplesmente de virar páginas, progredir e melhorar ou até mesmo sarar... Elas querem antes, saber a razão de terem de sarar pela via da medicação, e não pela via da terapia. Pessoas assim são difíceis de tratar. Mas, enfim, é possível explicar para elas a razão de não haver diferença, a não ser de tempo, entre uma terapia “freudiana”, ou coisa parecida, e os bons remédios. A idéia não é difícil de compreender: somos organismos que podem ser atingidos por palavras ou por químicas, e não cabe aqui falar em interação entre “físico e psíquico”, mas apenas aceitar que “físico e psíquico” são nomes para falarmos da mesma coisa, ou seja, de nós!
Há os organismos que são suscetíveis a drogas e a palavras, mas para quem apenas quer tomar pé inicial na explicação, basta saber isso: somos “bípedes sem penas” que reagem a drogas e a palavras, e reagimos a tais coisas quase de um mesmo modo, com transformações de humor. Portanto, a depressão crônica faz de você aquele que adora ser cuidado, então, quando algo pode tirar você do estado de infelicidade, isso, não raro, pode lhe meter medo... E sabemos bem esta verdade: não são poucos os depressivos que diante da possibilidade de uma cura rápida preferem "nem ouvir falar nisso"...
Ficar feliz é tudo o que não querem, pois a infelicidade já teria se transformado em uma propriedade querida, um bem, uma vocação... E ninguém quer perder um bem ou uma vocação. Tirar a depressão de um deprimido crônico pode significar devolver-lhe a liberdade, e uma boa parte de nós- infelizmente - teme a própria liberdade..."
[Paulo Ghiraldelli Jr.]
"I hope you all have big dreams and plans,
because that's what makes them
exciting! " :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário