segunda-feira, 31 de agosto de 2009

No espelho do poço

"Tudo se me evapora. A minha vida inteira, as minhas recordações, a minha imaginação e o que contém, a minha personalidade, tudo se me evapora. Continuamente sinto que fui outro, que pensei outro. Aquilo a que assisto é um espectáculo com outro cenário. E aquilo a que assisto sou eu. Encontro às vezes, na confusão vulgar das minhas gavetas literárias, papéis escritos por mim há dez anos, há quinze anos, há mais anos talvez. E muitos deles me parecem de um estranho; desconheço-me deles. Houve quem os escrevesse, e fui eu. Senti-os eu, mas foi como em outra vida, de que houvesse agora despertado como de um sono alheio!"
"De tanto recompor-me, destruí-me... De tanto pensar-me, sou já meus pensamentos mas não eu!"
[Fernando Pessoa, in 'Livro do Desassossego']
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Bonjour wonderful Liz!

sábado, 29 de agosto de 2009

Avedon forever

Richard Avedon/Stephanie Seymour
Richard Avedon/ Carmen in Cardin-1957
Richard Avedon
Richard Avedon/Veruschka-New York-1961
Richard Avedon
RichardAvedon/Suzy Parker-Robin Tattersall
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My favorite,I love so much!
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"Amo o ruído e a constante agitação das grandes cidades. O movimento contínuo obriga à observação dos costumes. O ladrão, por exemplo, ao ver toda a atividade humana, pensa involuntariamente que é um patife, e esta imagem alegre em movimento pode vir a melhorar a sua natureza decadente e arruinada. O boêmio sente-se talvez mais modesto e pensativo quando vê todas as forças produtivas, e o devasso diz possivelmente a si mesmo, quando lhe salta aos olhos a docilidade das massas, que não é mais do que um sujeito miserável, estúpido e vaidoso, que só sabe ufanar-se com soberba. As grandes cidades ensinam, educam, e não com doutrinas roubadas aos livros. Não há aqui nada de acadêmico, o que é muito lisonjeiro, pois o saber acumulado rouba-nos a coragem..."
[Robert Walser, in "Jakob von Gunten"]
Bonjour my friends!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Momento presente

David Moore- 1957
"Fosse a tua vida três mil anos e até mesmo dez mil, lembra-te sempre que ninguém perde outra vida que aquela que lhe tocou viver e que só se vive aquela que se perde... Assim a mais longa e a mais curta vida se equivalem. O presente é igual para todos, e o que se perde é, por isso mesmo, igual, e o que se perde surge como a perda de um segundo... Com efeito, não é o passado ou o futuro que perdemos, pois como poderia alguém arrebatar-nos o que não temos?...
Preste atenção nestas duas coisas: que tudo, desde toda a eternidade, apresenta aspecto idêntico e passa pelos mesmos ciclos, e pouco importa assistir ao mesmo espectáculo em duzentos anos ou por toda a eternidade... e que tanto perde o homem que morre carregado de anos como o que conta breves dias, consistindo a perda no momento presente, pois não se pode perder o que não se tem."
[Marco Aurélio- Imperador Romano]

Edward Weston

"Como indivíduos, verificamos que o nosso desenvolvimento depende das pessoas que conhecemos no curso da nossa vida - essas pessoas incluem os autores cujas obras lemos e as personagens, tanto da ficção como da história. O benefício desses encontros é devido tanto às diferenças como às semelhanças, tanto ao conflito como à simpatia entre pessoas. Feliz é o homem que, no momento oportuno, encontra o amigo adequado... feliz também o homem que, no momento adequado, encontra o inimigo oportuno*... Precisamos do inimigo. Assim, dentro de certos limites, o atrito, não só entre indivíduos mas também entre grupos, parece-me necessário à civilização. A universidade da irritação é a melhor garantia de paz. Um país dentro do qual as divisões tenham ido demasiado longe é um perigo para si próprio; um país demasiado unido - seja por natureza ou por intenção, por fins honestos ou por fraude e opressão - é uma ameaça para os outros."
[T. S. Eliot]
PS: I am contemplating the initiation of a new project... we shall see ;) Nota: O fotógrafo Edward Weston (1886-1958) é considerado um pioneiro e um dos representantes mais sólidos da “fotografia direta” americana. Gostava de fazer experiências, de procurar motivos abstratos, angulos de observação e condições de iluminação. Fotografou fragmentos de rostos e nus e começou a usar técnicas de foco variável. Para Weston, as coisas do dia-a-dia transformavam-se em esculturas orgânicas, cujas formas eram ao mesmo tempo expressão e justificativa da vida que abrigavam, uma qualidade quase tátil!
Bonjour friends!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Make Time

Norman Parkinson- Paris
"Ninguém sabe se o vento arrasta a lua ou se a lua arranca um vento às escuras. As salas contemplam a noite com uma atenção extasiada. Fazemos álgebra, música, astronomia, um mapa intuitivo do mundo... O sobressalto, a agonia, às vezes um monstruoso júbilo, desencadeiam abruptamente o ritmo. - Um dedo toca nas têmporas, mergulha tão fundo que todo o sangue do corpo vem à boca numa palavra. E o vento dessa palavra é uma expansão da terra."
[Herberto Helder]
Harold Chapman
"O tempo, embora faça desabrochar e definhar animais e plantas com assombrosa pontualidade, não tem sobre a alma do homem efeitos tão simples. A alma do homem, aliás, age de forma igualmente estranha sobre o corpo do tempo. Uma hora, alojada no bizarro elemento do espírito humano, pode valer cinquenta ou cem vezes mais que a sua duração medida pelo relógio; em contrapartida, uma hora pode ser fielmente representada no mostrador do espírito por um segundo..."
[Virginia Woolf]
"Ah, não há saudades mais dolorosas do que as das coisas que nunca foram!"
[Bernardo Soares, in Livro do Desassossego]
Bonjour!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Cerejas

Jerry Hall-Vogue by Norman Parkinson
"Para meu coração basta teu peito, para tua liberdade bastam minhas asas..."
[Pablo Neruda]
Vogue-1956
"Tu eras também uma pequena folha que tremia no meu peito. O vento da vida pôs-te ali. A princípio não te vi: não soube que ias comigo, até que as tuas raízes atravessaram o meu peito... / Quero fazer contigo o que a primavera faz com as cerejas... "
[Pablo Neruda]
Bonjour!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Runaway


Image the 30’s American economic depression and people in the playland trying to forget and have fun!

Bonjour!



domingo, 23 de agosto de 2009

Photographs from East Africa

Michel Comte-Veruschka
Nick Brandt
Shadow
Warhol Collections
Nick Brandt-Twins
Michel Comte- Tatjana
Nick Brandt
Eric Lafforgue
Eric Lafforgue
Nick Brandt- Drinking
Mary Ellen Mark
Eric Lafforgue
Nick Brandt
Eric Lafforgue
"Uma palavra há de ser poética desde que você a coloque em lugar imprevisto..."[Manoel de Barros]
Bonjour for all!

sábado, 22 de agosto de 2009

Milan Design Week-09

Montanara By Gaetano Pesce
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Se você não vai à montanha, a montanha vem até você! Meritalia nasceu em 1987 para a produção de estofados e outros elementos de mobiliário e desenvolveu um precioso know-how que hoje lhe permite dedicar-se a um nível elevado de trabalho personalizado, com uma atenção quase exagerada. A empresa é capaz de criar soluções que satisfazem a qualquer necessidade estética e funcional. Detalhes especiais são adicionados para solucionar os mais variados mobiliários.
Não me pareceu muito confortável, mas as obras do arquiteto Gaetano Pesce são memoráveis por sua capacidade de dar uma reviravolta nos temas mais favoritos. Seu trabalho multidisciplinar está presente na coleção permanente do Museu da França, Finlândia, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal e Itália.
Montanara By Gaetano Pesce /Clik to enlarge.
Montanara By Gaetano Pesce /Clik to enlarge.
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Montanara By Gaetano Pesce /Clik to enlarge.
Montanara By Gaetano Pesce /Clik to enlarge.
Meritalia was born in 1987 for the production of upholstered and other furnishing elements and developed a precious know-how which today allows it to dedicate itself to a high level of work, with an almost exaggerated care. The company is able to create solutions which satisfy any aesthetic and functional need. Special details are added for the most varied furnishing solutions.

Louis Faurer

Paris-1960
Paris-1960
Times Square/NY- 1949
14th Street/NY-1947
Orchard Street/NY-1948
Louis Faurer is best known for gritty but humane pictures of everyday people in the street, particularly those made in the 1940s and 1950s in New York's Times Square.
Bonjour Faurer!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A ambiguidade é a arte do suspenso

"Toda a vida é achar-se dentro da "circunstância" ou mundo. Porque este é o sentido originário da idéia (mundo). Mundo é o repertório das nossas possibilidades vitais. Não é, pois, algo à parte e alheio à nossa vida, mas que é a sua autêntica periferia. Representa o que podemos ser; portanto, representa a nossa potencialidade vital. Esta tem de se concretizar para se realizar, ou, dito de outra maneira, chegamos a ser só uma parte mínima do que poderíamos ser. Daí que nos parece o mundo uma coisa tão enorme, e nós, dentro dele, uma coisa tão pequena. O mundo ou a nossa "vida possível" é sempre mais que o nosso destino ou nossa vida efetiva."
[Ortega y Gasset]

Ah, a moral!

"O ponto mais alto da moral consiste na gratidão. E todas as cidades, todos os povos, mesmo os oriundos das regiões bárbaras, neste ponto estão de acordo, tanto os bons quanto os maus. Haverá quem aprecie sobretudo o prazer, outros haverá que julguem preferível o esforço ativo; uns consideram a dor como o sumo mal, para outros a dor não será sequer um mal; no meio desta diversidade de posições uma coisa há que todos afirmarão, a uma só voz: que devemos gratidão àqueles que nos favorecem. Neste ponto toda esta multidão de opiniões se mostra de acordo, mesmo quando por vezes pagamos favores com injúrias; e a primeira causa de ingratidão é não podermos ser suficientemente gratos. A insensatez chegou ao ponto de se tornar perigosíssimo fazer um grande benefício a alguém; como se considera uma vergonha não pagar o benefício, julga-se preferível não existir ninguém que o faça! Goza em paz o que de mim recebeste; não o reclamo, não o exijo. Basta-me saber que te fui útil!"
[Séneca]
Bonjour ilha!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Rudolf Hausner- Wien Museum Collection

Um grande pintor austríaco, Rudolf Hausner estudou arte na Academia de Viena de 1931 a 1936. Muitas de suas primeiras pinturas foram confiscadas e marcadas como "degeneradas" pelo partido nazista em 1938. Depois da guerra voltou para Viena e ficou imerso em estudos do inconsciente e com a arte dos surrealistas, em especial a de Max Ernst. Junto com Wolfgang Hutter e Anton Lehmden, Rudolf Hausner fundou a Escola de Realismo Fantástico de Viena, em 1947. Durante os anos 1950 e 1960 este se tornou um dos mais importantes movimentos da Áustria e Hausner foi o seu mais influente artista. A major Austrian painter, Rudolf Hausner studied art at the Academy in Vienna from 1931 to 1936. Many of his early paintings were confiscated and branded as ‘degenerate’ by the ruling Nazi party in 1938. After the war he returned to Vienna and immersed himself in studies dealing with the unconscious and with the art of Surrealists, particularly that of Max Ernst. Along with Wolfgang Hutter and Anton Lehmden, Rudolf Hausner founded the Viennese School of Fantastic Realism in 1947. During the 1950s and 1960s this became one of Austria’s most important movements and Hausner was its most influential artist.
Bonjour Rudolf! Bonjour Áustria!