segunda-feira, 13 de abril de 2009

Habitually Chic

[Jack and Mr. President Kennedy, in 1961]
"O horror da crueldade me repele para o lado da clemência mais que nenhum modelo de clemência me poderia atrair. Um bom cavaleiro não endireita a minha posição tanto como o faz um procurador ou um veneziano a cavalo; e uma ruim forma de linguagem melhora mais a minha do que o faria a boa. Todos os dias o aspecto atoleimado de algum outro me adverte e previne. As coisas que irritam despertam e tocam melhor que as coisas que agradam. Este tempo não é próprio para nos emendar a não ser ao revés, por desconveniência mais que por concordância, por diferença mais que por semelhança. Já que raramente "aprendo pelos bons exemplos, aproveito-me dos maus", cuja lição é ordinária: tenho-me esforçado por me tornar agradável quanto mais maçadores encontro, tão firme como os vejo frouxos, tão doce como os vejo azedos, e tão bom como os vejo maus. O mais proveitoso e natural exercício do nosso espírito é, a meu ver, a conversação. Acho mais doce o seu uso que o de nenhuma outra ação da nossa vida; e esta é a razão pela qual, se eu aurora fosse forçado a escolher, antes eu consentiria, acredito-o, em perder a vista, do que o ouvido ou a fala.
[Caroline Kennedy, 4, and John F. Kennedy Jr.,1, in 1962]
O estudo dos livros é um movimento vagaroso e frouxo, que não aquece: enquanto que a conversação ensina e exercita a um tempo. 
Se eu converso com um espírito forte e um rijo campeador, ele me aperta as ilhargas, me lanceia a destra e à sinestra, suas imaginações desfraldam as minhas... A rivalidade, a glória, a contenda, impelem-me e realçam-me acima de mim, mesmo; e o uníssono é qualidade inteiramente enfadonha na conversação..." [Michel de Montaigne, in "Da Arte de Conversar"]
[Jack and Mr.President]
Sócrates para Fredo: "Sabe, esta é a singularidade do escrever, que o torna verdadeiramente análogo ao pintar. As obras de um pintor mostram-se a nós como se estivessem vivas; mas, se as questionamos, elas mantêm o mais altivo silêncio. O mesmo se dá com as palavras escritas: parecem falar conosco como se fossem inteligentes, mas, se lhes perguntamos qualquer coisa com respeito ao que dizem, por desejarmos ser instruídos, elas continuam para sempre a nos dizer exactamente a mesma coisa..." 
[Platão, in "Fedro"]
[Guns N' Roses]

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails