domingo, 8 de novembro de 2009

As blusas das nossas mães

"De vez em quando é bom passar um tempo com quem já partiu. No dia dos pais eu vesti o colete que fora do meu avô. Na semana seguinte, enquanto eu procurava no meu armário o que usar, bati os olhos em uma roupa. E senti saudades da minha mãe. Meu avô sempre dizia que não era certo filho ir primeiro que pai. Mas ela foi. Dona Angelina fazia umas panquecas que eu nunca vi igual. A coisa mais simples do planeta: uma em cima da outra, e muito molho de tomate. Só. Sem recheios nem firulas. Uma torre de panquecas. Construída aos poucos, no calor da velha frigideira, cheia de furinhos em relevo, que eu jamais soube onde foi parar. Sempre tive dificuldade para pensar na minha mãe como uma jovem dos anos 60, onde quase tudo parecia estar em ebulição – música, comportamento, política. Dona Angelina era uma dona de casa exemplar. Dois filhos, mais eu chegando no finalzinho da década. Por aqueles anos, ela foi madrinha de um casamento. Comprou um conjunto, espécie de tailleur, na Prelude (chique, na época). Quarenta e cinco anos depois, apanho do cabide o que guardei daquele conjunto: a blusa com o casaqueto. A etiqueta ainda lá, amarelada e puída. Visto a blusa e vamos, mamãe e eu. Ela me dá o braço e vai contando, com certa pena, que a saia do conjunto, de tão usada, não sobreviveu. Pergunto como vai a vida do lado de lá. Ela olha para o céu, em seguida para o chão. Desvia de um formigueiro e 'se despede' com um beijo, como sempre. Antes de ir ela ainda me lembrou: aquela blusa não deve secar ao sol..."
[Silmara Franco- trechos de "A blusa da minha mãe"]
12 anos se passaram, feliz dia 7 no céu, mãe!
Bonjour!

2 comentários:

★ Crazy Drile™ disse...

Foquinhaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!

how are you???
thanks for your congratulations and for your warm words...Im very happy that you feel like that...it is like fuel for me :)

You´ll need to come to Chile and discover with your own eyes this wonderful secret place...welcome anytime. My home is your home

B
E
I
J
O
S
B A C K I N G A L A P A G O S

Foquinha! disse...

WoW!!! So beautiful...

T
h
a
n
k
*
y
o
u
u
u
u
u
kisses, kisses, kisses... =)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails