domingo, 1 de novembro de 2009

O dia em que nascí...

"Os filhos dos seus bisnetos não saberão nada sobre você. Na melhor das hipóteses, muito pouco. Ouvirão algumas histórias nas reuniões de família, verão uma fotografia num álbum amarelado ou num arquivo escondido de um computador. Um vídeo, talvez. Mas, acredite: eles não saberão de você do jeito que você se conhece. Não saberão para que time você torce, nem se você gosta de rock ou se prefere jazz. Ninguém lhes contará que você já foi ao Egito, ou que sabe fazer mousse de maracujá. Nunca imaginarão que você já teve uma banda ou que escreve poesias. Nem que você consegue desenhar cavalos, que é a coisa mais difícil deste mundo. Ou que chegou a dirigir uma empresa, antes de se aposentar e ir viver lá no meio do mato com os sacis. Muito menos que sua paixão era a dança e que você já se apresentou no Municipal. 

Jamais saberão como é a sua voz. Se a sua risada é estrondosa ou discreta, ou como você gosta de pentear os cabelos. E que você sempre chora nos filmes de amor. Dos nossos avós a gente costuma se lembrar bem. Com um pouquinho de sorte, dos bisavós também guardamos alguma recordação. Mas poder abraçar os trisavós é para poucos. Ter tomado um chá da tarde com os tataravós, definitivamente, é raridade. Pena. A gente deveria saber mais das pessoas de onde viemos. Para ter uma ideia de como chegamos aqui e para onde vamos. Mas para isso cada um precisa fazer sua parte: contar muitas histórias aos filhos, várias vezes, até enjoar. Para que eles as contem aos seus e assim por diante. E, do mesmo jeito que se aprende História – do mundo, do Brasil – na escola, deveríamos ter também uma matéria chamada “A sua História”. Onde a gente aprendesse a escrever os livros de família de um jeito diferente, cheios dos detalhes essenciais que geralmente passam desapercebidos. E também a plantar em grandes cadernos de desenho a nossa árvore genealógica, não só com seus ramos. Com as flores também."

[Silmara Franco, in "Os filhos dos seus bisnetos"]


Parabéns a todos que, com suas próprias histórias, passaram sua árvore adiante! De geração à geração, como a minha família!

Bonjour dia 1°, bonjour escorpianos!


2 comentários:

Já Vi Melhores disse...

Parabéns menina!!!

Nossa MUSA e sábia de plantão!!!

Acredito que digo isso em nome de teus fãs e da equipe (medíocre) do Já Vi Melhores!!!

Big Carlos

Foquinha! disse...

Nossa, que gentil! Muito obrigada por sua atenção e amizade, Carlos! São essas pequeninas delicadezas que nos fazem feliz e melhor... beijos de foca à vc e toda equipe, com todo meu carinho! =)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails