sábado, 24 de abril de 2010

Caminhos sempre insuficientes

"A felicidade é um problema de gestão da libido em cada indivíduo. Não há uma receita soberana nesta matéria que sirva para todos; cada um deve descobrir, por si mesmo, qual o método através do qual poderá alcançar a felicidade. Toda a espécie de fatores irá influenciar a sua escolha. Depende da quantidade de satisfação real que ele irá encontrar no mundo externo, e até onde ele acha necessário tornar-se independente dele. Por fim, na confiança que tem -em si próprio- do seu poder de modificar conforme os seus desejos. 
O homem que é predominantemente erótico irá escolher, em primeiro lugar, relações emocionais com os outros. O tipo narcisista, mais auto-suficiente, procurará a sua satisfação essencial no trabalho interno da sua alma. O homem de ação nunca abandonará o mundo externo no qual poderá sempre experimentar o seu poder."
"Caminhos muito diferentes podem ser seguidos para sermos felizes; alguns dedicam-se ao aspecto positivo do objetivo: atingir o prazer. Outros, o negativo: evitar a dor!"

[Freud, in 'A Civilização e os Seus Descontentamentos']
Bonsoir!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails