terça-feira, 26 de abril de 2011

Fomes humanas


Temos fome de estímulo (necessidade do organismo de ser estimulado), fome de reconhecimento, (necessidade de ser percebido), fome de contato (física, verbal), fome de estrutura (necessidade de organizar o tempo, não só o presente como a médio e longo prazo), fome de incidentes (necessidade de acontecimentos que quebrem a monotonia) e fome sexual (entrega afetiva). O homem é sobretudo um ser social e não sobrevive sem contato. Os indivíduos têm apetites diferentes em relação a cada uma de suas necessidades ou fomes. Uma pessoa que tenha grande 'fome de contato' e acaba trabalhando em uma atividade na qual fica 'em silêncio e isolada' a maior parte do tempo, pode tentar compensar esta carência com atividades sexuais constantes ou jogos que envolvam contato físico. 
Quando não conseguimos obter carícias positivas podemos nos contentar até mesmo com as carícias negativas acreditando que é melhor receber algum tipo de reconhecimento do que ficar fadado à indiferença. Aceitar carícias negativas é como beber água poluída pois a necessidade extrema faz com que desconsideremos as qualidades prejudiciais da mesma. 
Vivemos em uma sociedade na qual os adultos estão constantemente com carência de carícias positivas que por sua vez são negadas também para as crianças. Como se as carícias positivas fossem algo finito, como se o amor acabasse, os indivíduos negam o prazer da doação com medo de ficar sem.


Marco Aurélio Mendes

2 comentários:

Marco disse...

Obrigado pela citação
Marco Aurélio Mendes
marcs@terra.com.br

Foquinha! disse...

Adorei muito, é sensível e bacana... obrigada à vc, Marco Aurélio. =)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails