quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Time of think

"Nenhum homem nasce com raízes no solo: nasce com raízes em sí!"
[Victor Leonardi]
Cora Coralina, na sua simplicidade goiana, escreveu:
" eu sou a terra milenária, eu venho de milênios/ eu sou a mulher mais antiga do mundo, plantada e fecundada no ventre escuro da terra".
Carlos Drumond de Andrade, que admirava Cora, escreve à escritora de Goiás: "Admiro e amo você como a alguém que vive em estado de graça com a poesia. Seu livro é um encanto, seu verso é água corrente, seu lirismo tem a força e a delicadeza das coisas naturais".... 14/07/79.
A filosofia e a poesia fez de Heidegger o grande filósofo que ele foi. Tão mal compreendido quanto Nietzsche, tão mal compreendido como Empédocles, ambos filósofos da terra. Não por acaso escreveram poesia como Cora Coralina em Goiás, e sentiram intensamente a força da natureza.
A literatura não precisa ser edificante, nem moralizante, ela também pode ser lírica, lúdica,romântica ou labiríntica, criando mundos novos por meio da imaginação. Como sempre fez Jorge Luís Borges, o que dá um charme muito especial para os seus pensamentos.
O hábito de pensar é tão importante quanto o da leitura, porque qualquer estudioso pode facilmente ler um livro, ou mesmo dois por dia, mas não pode suprimir jamais, o tempo de pensar!
*
[Da obra de Victor Leonardi]

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails