sábado, 10 de janeiro de 2009

O riso

"You can turn painful situations around through laughter.
If you can find humor in anything, even poverty, 
you can survive it !"  
["Podes contornar situações de sofrimento através do riso. Se conseguires encontrar humor em qualquer coisa, até na pobreza, podes sobreviver-lhe!"]
Bill Cosby
"O riso, a risada, o senso de humor são, conjuntamente com a seriedade, com o senso de responsabilidade, com o sentido do sagrado, manifestações de uma vida íntegra, bem-temperada. A palavra têmpera indica a presença de um equilíbrio, de uma mistura, que modera os pólos em conflito.
A palavra humor já nos leva a pensar em uma realidade fluída, flexível, não-rígida. Como costuma acontecer com todas as instituições, a "razão" acabou por seguir a tendência de se afastar do humor, da brincadeira, do jogo; acabando por tornar-se fria e sem cor. É conhecida a rigidez, a impessoalidade da racionalidade vigente nos dias de hoje. 
Ortega nos lembra que as pessoas que não possuem sensibilidade e nem dão atenção para as artes são "reconhecidas por uma peculiar esclerose de todas aquelas funções que não são o seu estreito ofício. Até os seus movimentos físicos costumam ser torpes, sem graça nem soltura. O mesmo percebemos na inclinação de sua alma".
[Ortega y Gasset, J. El Espectador. Madrid, Bolaños y Aguilar, 1950, p. 398.]

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails