domingo, 24 de maio de 2009

L'excessive

" Ninguém é alguém, um único homem imortal é todos os outros homens. Como Cornelio Agrippa, sou deus, sou herói, sou filósofo, sou demónio e sou o mundo, o que é uma forma cansativa de dizer que não sou!"
(...) A morte, ou a sua alusão, torna os homens delicados e patéticos. Estes comovem-se pela sua condição de fantasmas. Cada acto que executam pode ser o último. Não há um rosto que não esteja por se desfigurar como o rosto de um sonho. Tudo, entre os mortais, tem o valor do irrecuperável e do perdido. Entre os Imortais, ao contrário, cada acto (e cada pensamento) é o eco de outros que no passado o antecederam, sem princípio visível, ou o claro presságio de outros que, no futuro, o repetirão até à vertigem. 
Não há coisa que não esteja perdida entre infatigáveis espelhos. Nada pode ocorrer uma só vez, nada é primorosamente gratuito. O elegíaco, o grave, o cerimonial, não contam para os Imortais. Homero e eu separamo-nos nas portas de Tânger... Creio que não nos despedimos!" 
[Jorge Luís Borges, in "O Imortal"]
" Endureçamos a nossa bondade... Já não há olhos aguados e palavras brandas, já não há cretino de intenção subterrânea e gesto condescendente que não leve a bondade, por vós outorgada, como uma porta fechada a toda a penetração do nosso exame. 
Reparai que necessitamos que se chamem bons aos de coração recto, e aos não, flexíveis e submissos. Reparai que a palavra se vai tornando acolhedora das mais vis cumplicidades, e confessai que a bondade das vossas palavras foi sempre - ou quase sempre - mentirosa. 
Alguma vez temos de deixar "de mentir", porque, no fim das contas, só de nós dependemos, e mortificamo-nos constantemente a sós com a nossa falsidade, vivendo assim, encerrados em nós próprios entre as paredes da nossa estuta estupidez. Os bons serão os que mais depressa se libertarem desta mentira pavorosa e souberem dizer a sua bondade endurecida contra todo aquele que a merecer. Bondade que se move, não com alguém, mas contra alguém. Bondade que não agride nem lambe, mas que desentranha e luta, porque é a própria arma da vida!"
[Pablo Neruda, in "Nasci para Nascer"]

2 comentários:

★ Crazy Drile™ disse...

this one very sweet!!!

obrigado Foquinha....I'm traveling in Emirates Airlines in a few hours more (come back to Australia).. but I got thausand of pictures for make new chapers about this incredible continent

B
E
I
J
O

and don't work too much!...enjoy life!

Crazy Drile

Foquinha! disse...

Wow, welcome, my sweet!

B
e
i
j
o

ahahaha...I work too much, save meee or Wish me luck! ;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails