sábado, 9 de maio de 2009

Watch over me

"Há o medo de coisas que vêm da fantasia de cada um. A imaginação constrói, avoluma e, por vezes, aprisiona. Mas não vamos negar o medo que é acionado por um instinto de preservação. Esse é seu parceiro. Por exemplo... é tarde da noite, você está só, assistindo TV, quando uma porta bate. Não dá outra: o coração dispara, os músculos se enrijecem e todos os sentidos ficam em alerta. Alguns segundos depois, quando percebe que era só o vento – e não um acontecimento incomum –, é que você volta a relaxar. 
Isso acontece porque em momentos de perigo iminente seu cérebro aciona um mecanismo ancestral que serve para torná-lo mais apto para a fuga ou o combate. O objetivo disso é preservar a vida. E o gatilho que dispara esse circuito é um velho conhecido: o medo. Aliás, ele não é algo exclusivo do ser humano. Todos os animais compartilham essa emoção, e é graças a ela que a gazela sai correndo quando vê um leão. 
Esse tipo de medo é considerado positivo e necessário porque serve para nos proteger. É ele que nos faz, por exemplo, olhar para os dois lados antes de atravessar a rua – e não ser atropelado – ou impede, diante de um penhasco, que alguém se atire em queda livre, sem receio. Aliás, o mecanismo biológico por trás de qualquer tipo de medo (do bom e protetor àqueles que nos apavoram) é igual. O medo provoca uma reação em cadeia no cérebro, que tem início com um estímulo de estresse, como uma platéia lotada ou uma batida repentina na porta. "Tudo isso acontece para que a gente possa correr adoidado para fugir de um perigo ou, se for o caso, enfrentá-lo com todas as forças". Se o cérebro recebeu um sinal de alerta, vai reagir como se estivéssemos frente a frente com o leão mais feroz da África, mesmo que se trate só de uma inofensiva barata... "
Os motivos pelos quais uma pessoa tem um medo maior ou menor diante de um inseto, por exemplo, ou não tem coragem de enfrentar uma platéia, variam de pessoa para pessoa e dependem da história de vida de cada um. Mas a maneira de tentar superá-los é bem similar. “É necessário acolher o medo, em vez de negá-lo ou diminuir sua importância, pois só assim se torna possível lidar com esse sentimento”. 
Parece difícil? Nem tanto. É só lembrar de todas as vezes em que você já ficou muito triste. Não foi melhor assumir que estava mal mesmo e chorar tudo o que tinha para chorar? Com o medo, é a mesma coisa...“O melhor é encará-lo de frente!"
Medo de não encontrar a cara-metade. Por trás disso, pode estar o medo da perda, ou ainda o temor de não ser suficientemente bom. 
"Quem não se sente digno de receber amor e de ser valorizado, dificilmente consegue acreditar que merece coisas boas"!
A armadilha desse tipo de medo é ficar agradando os outros o tempo todo e assim se esquecer de si mesmo. "Quem se sente não merecedor de afeto muitas vezes acaba sendo submisso nas relações pessoais". É um passo para ficar roendo as unhas toda vez que está sozinho, achando que nunca mais vai encontrar alguém. Não há solução mágica para aprender a se valorizar e ser mais autoconfiante. De novo, o melhor caminho é a busca do autoconhecimento. Sem isso, é muito difícil lidar com medos tão primitivos, que podem ter surgido lá atrás, na infância. 
Aprender a lidar com seu medo é um processo longo. Não adianta chegar à consulta e falar que quer resolver seus medos e ponto. A análise é um caminho que em muitos momentos envolve dor... Você precisa se expor, conversar sobre, abrir a alma, pois o papel das pessoas é, também, dividir conhecimento. E o mais importante, não é querer matar os seus medos, mas olhá-los, admitir que existem e aprender a lidar com eles!"
Bonjour!
 
[Texto: Carla Aranha e Ana Holanda]

Um comentário:

Foquinha! disse...

Watch over me /Bernard Fanning

when trouble fills my world
you bring me peace
you calm me down
you're my release
when walls come crashing around my feet
you light my way
you're my release

so say you'll watch over me
when i'm in too deep
tell me you'll always be
there to pull me free

when the sun is beating down upon my brow
you are my shade
you cool me down
every time i tried to turn away
you brought me 'round
your humble way

so say you'll watch over me
when i'm in too deep
tell me you'll always be
there to pull me free
there to rescue me

for every time you sheltered me from harm
you showed me truth
kept me warm
every time you left me on the street
i found my way
i found my feet

so say you'll watch over me
when i'm in too deep
tell me you'll always be
there to pull me free
there to rescue me
there to pull me free
there to rescue me...
;)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails