domingo, 15 de fevereiro de 2009

A lã e o leite

"Nunca digas que és filósofo - e coíbe-te o mais possível de falar por máximas à pessoas vulgares. Pratica antes o que prescrevem as máximas. Por exemplo: não digas num festim como se deve comer, mas antes "come como se deve comer". Que te lembres, em boa hora, como agia Sócrates: sempre fugindo da ostentação, acontecia que, quando pessoas o procuravam para serem "conhecidas de filósofos", ele próprio tecia o elogio dos recém-chegados, e aos filósofos os apresentava, tal era o seu desejo de que não dessem por ele.
Que adiantas dizer em tom alto sobre suas capacidades elevadas? Ludibriará aos outros como a ti próprio...
Se, entre pessoas vulgares, a conversa incidir sobre esta ou aquela máxima, mantém-te em silêncio sempre que possas. Pois, caso contrário, um grande risco podes correr: vomitar de súbito o que ainda não digeriste. E se alguém te disser "Tu nada sabes", e caso não te sintas ofendido por tal despropósito, que saibas, começas a ser filósofo. 
Porque não é restituindo aos pastores "a erva comida" que as ovelhas lhes provam aquilo que ingeriram. Uma só coisa é verdadeira: uma vez que as ovelhas digeriram o pasto, elas oferecem ao exterior unicamente "a lã e o leite". Assim, pois, não ostentes opiniões, através de máximas, entre pessoas vulgares: melhor será que lhes mostres, pelo silêncio, a sapiência que ao longo do tempo foste digerindo..." [Epicteto, in "Manual"]
 

3 comentários:

Guilherme Miani disse...

Maravilhoso... vem de encontro aos pontos q preciso trabalhar em miiiimmm... mas já tô bem perto do êxito hehe texto maravilhoso!!!

bjos

amo-te!

Carlão! disse...

Nossa!!!

Seu blog é muito legal!!!

Fiquei até com vergonha de vc estar com um link para o nosso humilde e estúpido blog...

Abração!!

Foquinha! disse...

Escrever é um ato silencioso mas é muito bom, portanto, com visitantes que se manifestem, que deixam seus olás, dizem do que estão ou não gostando, é muito melhor, faz valer todo o meu dia, adorei, obrigada por me visitarem, bjos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails