quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Fragmento do espanto

"Se me afasto de uma sociedade que considero má, bem depressa sou atacado pelos demônios da solidão; e procurando amigos melhores, acho os piores. Mesmo depois de vencer as paixões más e chegar, pela abstinência, a uma certa tranquilidade de espírito, sinto uma auto-satisfação que me eleva acima do próximo; e temos à vista o pecado mortal, a vaidade imediatamente castigada..."
[August Strindberg, in 'Inferno']
"Religião verdadeira? Todas as religiões são verdadeiras enquanto fazem viver espiritualmente os povos que as professam, enquanto os consolam de terem tido de nascer para morrer, e para cada povo a religião mais verdadeira é a sua, a que ele fez. E a minha? A minha é consolar-me em consolar os outros, embora o consolo que eu lhes dê, não seja o meu!" 
[Miguel de Unamuno, in "São Manuel Bom Mártir"]
"Os tentáculos da escrita. A escrita é um polvo, um molusco versátil. Tem infinitos recursos. Escapa sempre. Abstractiza-se. Disfarça-se, adensa-se, adelgaça-se, esconde-se.Impele-se rápida. Compreende tudo: ascese, consolo íntimo, entrega; fluxos, refluxos, invasões, esvaziamentos, obstinação feroz. O seu rigor é místico. É uma infinita demanda. Perscruta o inaudito. Sideral Alice atravessa todas as portas, todos os espelhos. Cruza, descobre, inventa universos. A escrita é um fragmento do espanto... já alguém o disse."
Bonjour! [Ana Hatherly, in "Tisanas"] 

3 comentários:

Unknown disse...

Estou aqui retribuindo a visita, amada amiga.

O fato do nosso blog ser tão descontraído só tm um motivo: a minha falta de talento pra escrever coisas maravilhosas como as tuas.

Sinta-se permanentemente parabenizada.

Beijo!

Anônimo disse...

acho seu blog maravilhoso!!!profundo...faz pensar sim...mas cada um o usa ou analisa dependendo de seu estado de espírito, não é agressivo...os textos estão lá...condensados mastigados...o que é bom para quem não tem tempo...
e são atemporais e impessoais...
portanto ao desfrute...de quem quer que seja.
Bjs
Fe Sansão

Foquinha! disse...

Maravilhoso? Maravilhoso é ter amigos como os meus... eu não sou exatamente uma foca, como já sabem, mas giro a bola como posso prá alegrar vcs, rs! Obrigadaaa, beijoos!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails